No período antes da Ordem do Dia (da reunião de Câmara de 11 de Junho), o Vereador Eduardo Luciano deu conhecimento da assinatura de acordo de colaboração para realização da Bienal Internacional de Marionetas de Évora (BIME) em 2016 e 2017 e todas as atividades que decorram de um plano a elaborar de salvaguarda e promoção dos bonecos de Santo Aleixo como parte fundamental do património cultural imaterial do território. Este acordo reúne em parceria a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Entidade Regional de Turismo do Alentejo, a Câmara Municipal de Évora e o CENDREV.
A Vice-Presidente Élia Mira informou sobre a recente reestruturação interna da Habévora que incidiu na constituição de duas equipas de técnicos de serviço social, uma direcionada para o trabalho de acompanhamento aos processos de inscrição para atribuição de habitação social e outra direcionada para o trabalho de acompanhamento aos agregados familiares inquilinos residentes nos bairros de habitação social propriedade da Habévora, E.M. Uma das medidas implementadas será acompanhar os processos dos agregados familiares inquilinos através da criação do atendimento de proximidade. Assim, além do atendimento normal que se mantém na Habévora, cada uma das técnicas efetuará também um dia de atendimento por semana (quartas feiras) nas diferentes sedes das freguesias onde há habitação social.
Élia Mira deu também conta das mais recentes ações no âmbito da geminação entre Évora e Chartres (França) com a receção de cidadãos franceses em Évora e respetiva visita à cidade.
O Presidente Carlos Pinto de Sá deu conhecimento ao Executivo Municipal do Balanço Social do Município de Évora referente a 2014. O documento apresenta um conjunto de indicadores que caracterizam os trabalhadores e que podem ajudar a orientar na tomada de decisões. No final de 2014 o Município de Évora tinha, ao seu serviço, 1049 trabalhadores com relação jurídica de emprego. Além destes, trabalharam ainda na autarquia 132 pessoas em trabalho temporário ao abrigo de programas do Instituto de Emprego e Formação Profissional; 26 estagiários, cinco pessoas no âmbito do Programa Vida Emprego, que visa a inserção na vida ativa de toxicodependentes em recuperação ou recuperados; e 12 pessoas em trabalhos a favor da comunidade, no âmbito de acordo com o Instituto de Reinserção Social.
Foi aprovado por unanimidade a ratificação do Despacho do Presidente de aprovação da minuta de contrato para a empreitada de reabilitação do pavimento da Av. Túlio Espanca. A urgência na adjudicação deveu-se, nomeadamente, ao elevado grau de degradação do pavimento, à previsão de grande afluência de pessoas a circular naquela zona durante a Feira de S. João e também por ser uma das principais artérias. O valor da adjudicação é cerca de 150 mil euros (mais IVA) e o prazo para a execução de todos os trabalhos é de 30 dias, a contar da data da sua consignação.
Aprovação unânime mereceu igualmente a aceitação da doação ao Município de parcela de terreno (1598,67m2) feita por Joaquim Miguel Gonçalves Potes, a desanexar de prédio denominado Ferragial do Xarrama (Bacelo), destinada a regularizar e ampliar o arruamento que serve quer o Centro Social e Paroquial de Nª Sª de Fátima quer os utentes do mesmo, bem como o Bairro do Frei Aleixo.
O Vereador João Rodrigues deu conhecimento da colocação de meio aéreo e respetiva equipa da Força Especial de Bombeiros “Canarinhos” no Aeródromo Municipal de Évora no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2015 e apoio logístico. (nota de imprensa da CME)