O Município de Arraiolos e a Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva inauguraram a exposição “A Arte de Saber Fazer”, no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos, na Praça do Município em Arraiolos, e que vai estar patente de 13 de fevereiro a 11 de maio de 2014, de terça-feira a domingo, das 10:00 - 13:00 horas - 14:00 - 18:00 horas.
Na abertura desta exposição a Dra Sílvia Pinto (Presidente da Câmara Municipal de Arraiolos) e a Dra. Conceição Amaral (Diretora do Museu de Artes Decorativas Portuguesas, Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva) enalteceram a importância da exposição e da missão das duas instituições na defesa e salvaguarda do património cultural, quer nas artes decorativas em geral, quer para a especificidade do Tapete de Arraiolos.
A abertura contou com um momento musical pelo ARS Antiqua Ensemble, dedicado à execução e divulgação de repertório de música antiga, com a cantora lírica arraiolense Helena Lourenço.
A exposição “A Arte de Saber-Fazer: do Palácio às Oficinas”, produzida e realizada pelo Museu de Artes Decorativas Portuguesas - Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva (FRESS), que contou nesta abertura, com uma demonstração das Oficinas de Talha e de Embutidos, procura alertar para a urgência de preservar, salvaguardar e divulgar o Património Imaterial Português do saber-fazer nas artes decorativas que a Fundação tem sabido manter e transmitir.(nota de imprensa)