Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Presidente da Câmara de Évora diz que divida superior a 80 milhões é "tremenda e dramática"

$
0
0

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá (CDU), revelou hoje que a dívida do município ultrapassa os 80 milhões de euros, considerando a sua dimensão "tremenda e dramática" para o funcionamento da autarquia.
Em declarações à agência Lusa, o autarca disse que o primeiro mês de mandato permitiu confirmar que "a dívida da câmara ultrapassa os 80 milhões de euros" e que "há um conjunto de outros valores que podem somar-se a essa dívida".
"É uma coisa absolutamente tremenda e dramática para o funcionamento do município", afirmou Carlos Pinto de Sá, que ganhou a emblemática Câmara de Évora ao PS nas últimas eleições autárquicas.
De acordo com o autarca alentejano, em faturas que estão por processar existem "mais de cinco milhões de euros adicionais à dívida oficial que estava registada", que rondava os 75 milhões de euros.
"Há situações que vão desde o incumprimento de determinados requisitos dos fundos comunitários, em que, nalguns casos, a câmara tem de devolver fundos, até a um conjunto de compromissos assumidos que ainda não estava identificado na escrituração da dívida", referiu.
Pinto de Sá adiantou que, "por uma questão de transparência", vai passar, a partir da próxima reunião de câmara, a incluir "um ponto na ordem de trabalhos onde estas questões serão devidamente colocadas para que todos os vereadores possam conhecer os documentos".
"Não pretendemos estar a fazer qualquer jogo político à volta disto, mas, tão só, identificar qual é a dívida da câmara", assinalou o autarca, indicando que o município vai também "dar informação" sobre o assunto à Assembleia Municipal.
A gestão CDU, realçou, já começou a fazer "um conjunto de reuniões" com os principais credores e empresas que trabalham com a câmara para se encontrarem "formas negociais para ultrapassar os problemas".
O presidente do município destacou ainda que o novo executivo iniciou "uma ligação muito direta com os trabalhadores", através de uma reunião geral de funcionários e de visitas aos serviços, e que começou já a preparar as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014. (LUSA)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337