Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Contributos para o debate autárquico 5: a relação da Câmara com os agentes culturais e desportivos

$
0
0
 

Segundo os agentes culturais eborenses desde 2009 que a Câmara lhes deve dinheiro de apoio à actividade corrente. Parte dos apoios à actividade destes grupos em 2009 (o segundo semestre) não terão sido pagos, em 2010 não houve deliberação sobre quaisquer apoios, em 2011 foi efectuado um concurso, sem que houvesse pagamento dos apoios estabelecidos, e em 2012 houve novo concurso, mas "devido à situação financeira" da Câmara foi comunicado aos agentes que não lhes seria paga qualquer verba e que os apoios a haver "quando fosse possível" seriam apenas logísticos. E este ano nem concurso houve.
A actividade cultural mexe em Évora com cerca de uma centena de pessoas a tempo inteiro que, sem apoios da Câmara e com cortes também acentuados, e na maior parte do caso sem acesso, nos apoios do Estado têm sofrido graves impedimentos aos seu funcionamento. A maior parte das estruturas culturais da cidade teve que despedir trabalhadores, nomeadamente artistas, e reduzir o número de espectáculos, mas mesmo assim muitas continuam com salários em atraso e contas avultadas para pagar.
Houve vários protestos contra a "insensibilidade da Câmara", como referem os agentes culturais, que criticam também a falta de diálogo da autarquia ao longo destes anos com um sector tão relevante para a vida da cidade.
Uma situação muito criticada e que, para estes agentes, não pode continuar, sob risco da actividade cultural, de nível profissional, cessar completamente em Évora, cidade património da humanidade e que, por isso, tem maiores responsabilidades nesta matéria.
Também no sector do apoio aos agentes desportivos os cortes foram substanciais, sendo hoje nos principais clubes da cidade a prática desportiva dos mais novos assumida na sua totalidade pelos pais, sem qualquer apoio substancial da autarquia.
Resta saber qual o posicionamento dos diversos candidatos sobre esta questão dos apoios aos agentes culturais e desportivos. 
- Vão existir apoios aos grupos culturais e desportivos?
- Com que regras?
- Vão existir concursos?
- As dívidas aos grupos, não regularizadas por este executivo, vão ser assumidas pelos actuais candidatos se ganharem a Câmara?
- Que prioridades vão ser as da Câmara em termos de cultura e "política cultural"?
Já vai sendo altura de cada um dos candidatos dizer o que pensa a este respeito.

Contributos para o debate autárquico 1: Centro Histórico e extra-muros ou Cidade ?
Contributos para o debate autárquico 2: Valorizar a Assembleia Municipal
Contributos para o debate autárquico 3: O Bairro da Malagueira
Contributos para o debate autárquico 4: Criação de empresas e/ou burocracia municipal

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337