Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Algumas citações sobre democracia e partidocracia

$
0
0

Novamente sem tecer quaisquer comentários deixo agora cinco citações:

«O segundo obstáculo (ao projecto participativo de cidadania) é a extrema profissionalização da política nas sociedades democráticas.(...) Ora a profissionalização da vida política encerra um risco evidente de captação oligárquica do poder».
« A organização do partido não deixou de desmentir a retórica liberal em que ela se envolve. O poder de decisão é aqui confiscado por uma minoria que ocupa uma parte considerável da sua energia a conservá-lo e se possível alargá-lo. Esta burocracia é naturalmente avessa ao debate,à controvérsia e ao de debate».(...)
«Finalmente, a subida de Hitler ao poder,em 1933, alertará para o facto de que os processos democráticos, nomeadamente o sufrágio universal, não previnem por si mesmos contra a tirania».
In «Introdução à Sociologia Política», Jean Baudouin, Editorial Estampa, Lisboa, 2000

«Todos as organizações (partidos políticos e sindicatos) mesmo aquelas que em teoria se dizem mais comprometidas com a democracia-socialista e comunista são de facto oligárquicas e dominadas por um pequeno grupo de liderança que subtilmente assume o seu controlo e depois as bloqueia interna e externamente» É a chamada lei de bronze das oligarquias enunciada pelo sociólogo alemão Robert Michels (1876-1936).
Dicionário de Sociologia, Plátano Editora,

«Um homem do Partido é alguém que deve a sua carreira ao Partido e que portanto defende os interesses do Partido nas controvérsias com as outras hierarquias, independentemente do que possam ser os interesses do Volk (Povo).O Partido, no início, era concebido como um movimento,um agente de mobilização do Volk (Povo), agora é uma burocracia como as outras.» 
In " As Benevolentes", Jonathan Littell. Dom Quixote,2007.

Posto isto pergunto vivemos em DEMOCRACIA ou em PARTIDOCRACIA?

Nota final: Não sou intelectual, nem nunca o desejei ser. Não passo de um mero jornalista que procura entender o mundo que o rodeia e está preocupado com o futuro do Alentejo e de Évora.

José Frota

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337