CONVITE
Galeria do INATEL, Évora, sexta-feira, 18 horas
O Núcleo de Évora da AJA convida-o/a a estar presente na inauguração da exposição sobre a obra discográfica de Zeca Afonso “Desta Canção que Apeteço” que terá lugar na sexta-feira, dia 3 de Fevereiro, pelas 18 horas, na Galeria do INATEL, em Évora, inserida nas comemorações que, a nível nacional, assinalam os 30 anos da morte de José Afonso e da criação da AJA.
A sessão contará com a actuação do Grupo AJA MÚSICA.
Esta exposição é uma iniciativa conjunta da Associação José Afonso e da Câmara Municipal de Évora, com o apoio do INATEL.
“Desta Canção que apeteço”, de 3 de Fevereiro a 4 de Março na Galeria do Inatel
A obra discográfica de José Afonso, com trabalhos editados ao longo de mais de três décadas, é revisitada numa exposição que pode ser vista de 3 de Fevereiro a 4 de Março na Galeria do INATEL, Palácio do Barrocal, Rua de Serpa Pinto, 6, em Évora. A exposição insere-se no âmbito dos 30 anos da Associação José Afonso (AJA), coincidindo com a evocação do 30º aniversário do seu falecimento, que ocorreu a 23 de Fevereiro.
Da edição do primeiro registo fonográfico, em 1953, nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até ao último disco, em 1985, intitulado “Galinhas do Mato”, a exposição apresenta ao público uma perspectiva global de um dos mais marcantes registos da história da música popular portuguesa.
“Desta canção que apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985”, reúne um conjunto de elementos únicos e diversificados que destacam a riqueza musical, poética, histórica e cultural do cantautor português, que morreu no dia 23 de Fevereiro de 1987 – faz agora também 30 anos.
A par de capas de discos, entre as quais constam originais cedidos pelo designer e artista José Santa-Bárbara, os visitantes têm oportunidade de ouvir temas de Zeca Afonso editados no estrangeiro e que não estão disponíveis no circuito comercial português.
Livros relacionados com a vida e obra do autor, como “A música tradicional na obra de José Afonso”, de Mário Correia, e partituras de José Mário Branco, António Carrilho e Fernando Couceiro integram a mostra documental, assim como outros objectos do ‘universo’ pessoal de José Afonso.
A exposição integra também um documentário realizado por Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas e de técnicos que trabalharam ao longo de vários anos com Zeca Afonso.
Vários instrumentos musicais, fotografias e equipamentos como um gira-discos, um gravador e o prémio “Disco de Ouro” estão igualmente presentes nesta exposição organizada pela AJA e pela Câmara Municipal de Évora, com o apoio do INATEL.
“Desta canção que apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985”, está patente na Galeria do INATEL, em Évora, no seguinte horário: de terça a sexta, das 10h às 20h; sábados e domingos das 11h às 20h (encerra às segundas-feiras)
Associação José Afonso / Câmara Municipal de Évora