Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Comunicado do Ministério da Saúde: governo vai manter cirurgia pediátrica e neonatologia no Hospital de Évora

$
0
0

A proposta da Rede de Referenciação Hospitalar Materna, da Criança e do Adolescente entregue oficialmente em maio pelo Grupo de trabalho nomeado em 2014, e apresentada para discussão pública durante o mês de Junho, pretende pautar-se por um elevado nível de transparência e envolvimento dos profissionais de saúde e da sociedade em geral.
No final deste período será feita a avaliação política, tendo em consideração as propostas do grupo técnico e as sugestões resultantes da discussão pública, ponderando o interesse público e das populações.
Tendo em consideração as diversas tomadas de posição pública sobre este assunto por entidades políticas e da saúde, salienta-se o seguinte:
  • Os indicadores de qualidade do Alentejo mostram claramente a utilidade da diferenciação do Hospital de Évora na área da neonatologia.
  • O Alentejo apresenta excelentes indicadores, sobretudo na mortalidade infantil e neonatal.
  • Esta Unidade tem instalações adequadas, equipamentos, recursos humanos especializados e bons indicadores assistenciais.
  • Considera-se determinante, também, o fator geográfico, com cobertura de uma vasta área territorial, muito relevante para conseguir assegurar a coesão territorial.
  • Pretende-se manter a equidade de acesso das populações aos cuidados de saúde, pugnando pela proximidade e integração das políticas, assim como pela qualidade dos resultados.

Desta forma, o Ministério da Saúde pretende de forma tranquila aguardar pelo fim do período de discussão pública do documento técnico, para avaliar e integrar as propostas que sejam pertinentes, na defesa do interesse público, manifestando desde já uma clara intenção política de não retirar a Cirurgia Pediátrica, nem a Neonatologia do Hospital de Évora.
Lisboa, 16 de Junho de 2016


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337