Assinalando a comemoração do Dia Internacional dos Museus, a Câmara Municipal de Évora está a preparar um conjunto de iniciativas para o próximo dia 18 de Maio, em que se inclui a abertura do novo Núcleo Museológico do Megalitismo no Convento dos Remédios.
Assim, durante a manhã e início da tarde, a Unidade Museológica CEA irá realizar um peddy paper com a temática A Descoberta do Património da Água cujo objetivo é dar a conhecer, às crianças de idade pré-escolar, a rede de antigos imóveis hidráulicos responsáveis pelo abastecimento de água na zona do Centro Histórico.
Pelas 18h30, será inaugurado o novo Núcleo Museológico do Megalitismo sedeado no Convento dos Remédios.
O território dos arredores da cidade de Évora integra um conjunto de monumentos megalíticos excecionais, constituindo, no âmbito do património arqueológico rural, o tema mais relevante em termos de turismo cultural. Monumentos como o recinto megalítico dos Almendres ou a Anta Grande do Zambujeiro, por exemplo, dos mais visitados, destacam-se no panorama megalítico da Península Ibérica e colocam a região de Évora entre as mais importantes paisagens megalíticas europeias.
Finalmente será ainda apresentado o trabalho em curso de incorporação, na Câmara Municipal de Évora, da coleção antiga da Tipografia Nova doada por José Luís Correia Louro, bem como do projeto Diário Tipográfico que visa o estudo, investigação e contextualização das Artes Tipográficas em Évora nos séculos XIX-XXI, cuja conclusão se aponta para o próximo ano de 2017. (Nota de Imprensa da CME)