A cidade e a cultura alentejana ficam hoje mais ricas quando, na presença do Ministro da Cultura João Soares, o escultor e artista plástico João Cutileiro doar o seu espólio à cidade de Évora, mais concretamente à Direção Regional de Cultura do Alentejo, à Universidade de Évora e à Câmara Municipal.
João Cutileiro com 78 anos, nasceu em Lisboa, mas escolheu, em 1985, Évora e o Alentejo para viver e trabalhar. Évora é também a cidade onde está exposta a maior parte da sua obra.
Após ter estudado na Slade School of Art, em Londres, por indicação de Paula Rêgo, regressou a Portugal na década de 1960 e tornou-se num nome incontornável da estética da estatuária em Portugal com a sua forma inovadora e experimentalista de ver a arte. Recorrendo a temas como o “intimismo”, o “erotismo” e o “amor”, as obras do Mestre Cutileiro fazem parte de várias coleções públicas e privadas, quer em Portugal, quer no estrangeiro.
Este anúncio público da doação do seu espólio será o momento mais marcante da deslocação do ministro da Cultura, João Soares, esta segunda-feira ao Alentejo, onde visitará também, em Portalegre, a Manufatura e o Museu da Tapeçaria de Portalegre.