Posse da Comissão Instaladora da UE e do Reitor, Prof. Ário Lobo Azevedo -1974: a discursar, o Prof. Veiga Simão. Ao seu lado, o Prof. Ário Lobo de Azevedo.
OBRIGADO PROF. ÁRIO LOBO DE AZEVEDO!
Na noite de 3 de Agosto, faleceu, aos 93 anos, o Prof. Ário Lobo de Azevedo, primeiro Reitor da Universidade de Évora.
Conheci o Prof. Ário de Azevedo, em 1983, aquando do processo de transferência e mudança de curso que me «trouxe» da Universidade do Algarve para a Universidade de Évora (UÉ) e me «resgatou» de um processo, quase consumado, de abandono escolar. Recordo-me, nesse momento crítico da minha vida, da atenção, do apoio e da humanidade do, então, Reitor da UÉ e do Sr. Florêncio Leite, Diretor dos Serviços Académicos, naquela época. A eles, devo o facto de ter continuado a estudar no ensino superior.
A Universidade de Évora perdeu um dos maiores responsáveis pela sua reinstalação e consolidação, no sistema de ensino superior português, e a forma como se enraizou na região que a acolheu: o Alentejo.
Presto, aqui, a minha, simples mas sentida, homenagem ao Prof. Ário de Azevedo, agradecendo-lhe, como cidadão, membro da academia e Deputado à Assembleia da República, o contributo que deu à nossa Universidade, à cidade de Évora e ao Alentejo, enquanto professor e responsável da UÉ.
Até sempre!
Bravo Nico (aqui)