Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Assembleia Municipal de Évora promoveu audição sobre “Fim de circos com animais em Évora”

$
0
0

A Assembleia Municipal de Évora promoveu na passada sexta-feira (12 de junho), no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma audição para se discutir a temática “Fim de circos com animais em Évora”, que se insere numa petição subscrita por um conjunto de cidadãos, apresentada na sessão da Assembleia Municipal do dia 30 de abril.
Esta audição realizou-se com o propósito de fornecer aos deputados da Assembleia Municipal de Évora mais informação sobre esta temática, por forma a conhecerem melhor a situação e os potenciais impactos de qualquer decisão e poderem votar sobre o assunto em consciência. Foram ouvidos, em defesa da petição, Marília Crespo, uma das suas signatárias; Rita Silva, Presidente da Associação Animal; Alexandra Nogueira, Jurista; e Susana Cunha, Presidente da Direção da Associação Cantinho do Animais de Évora. Em oposição à aprovação da petição foram ouvidos Gonçalo Dinis, que realizou uma tese de mestrado sobre o circo tradicional e o novo circo, no âmbito do curso superior em Estudos Artísticos - Artes do Espetáculo; Ana Carolina Ferreira, Jurista; e Rui Mariani, proprietário do Circo Mundial.
A sessão de audição teve a duração de três horas, durante as quais os convidados apresentaram os seus argumentos e foram interpelados pelos deputados da Assembleia na assistência, no sentido de obterem esclarecimentos sobre as matérias em que persistiam dúvidas. Na assistência também estiveram cidadãos anónimos, na sua maioria signatários da petição, que tiveram a oportunidade de fazer perguntas e de dar o seus contributos para a discussão.
O Vereador da Câmara Municipal de Évora João Rodrigues, responsável pelo serviço veterinário municipal, interveio na sessão e informou que a autarquia está a ouvir os intervenientes neste processo e que irá continuar a cumprir a lei em vigor, enquanto não houver uma decisão em contrário. Adiantou que os circos que se apresentam em Évora são inspecionados pelo serviço veterinário municipal e que a autarquia só emite a licença quando estão assegurados todos os requisitos impostos por lei.
A Assembleia Municipal deverá pronunciar-se até ao fim de junho sobre esta petição, e no caso de atender às razões desta, fará uma recomendação à Câmara Municipal de Évora, no sentido de interditar a realização de espetáculos de circo com animais no concelho de Évora. (nota de imprensa da CME)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337