Sob o mote “Do Alentejo para o Mundo”, comemora-se a 12 de março, na Universidade de Évora o Dia da Escola de Ciências Sociais.
O programa arranca com a tradicional sessão de abertura, seguindo-se uma conferência pelo Prof. João Teixeira Lopes, orador convidado da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, dedicada ao tema “Mundos e Fundos”.
A manhã termina com uma discussão sobre “Património e Desenvolvimento, Mundos (I)Materiais”, em que intervêm o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, o Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Costa Dieb e o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva.
E porque não há festa sem música, a tarde inicia-se com “Honesta Açorda Com Muito Bacalhau Misturado” pelo Grupo Académico Seistetos, no claustro do Colégio do Espírito Santo (CES).
O resto da tarde está reservada para “Mundos Sobrepostos, Diálogos Cruzados”, uma série de sessões paralelas dedicadas a temas como “Economia, História e Desenvolvimento”, “Universidade e Universalidade” e “A Escrita e a Estética”.
O dia termina no claustro do CES com um lanche convívio, logo após a sessão “Os Mundos do Cante, o Cante no Mundo”, em que intervém o Prof. Francisco Martins Ramos e o Grupo Cantares de Évora. (nota de imprensa)