Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Assembleia Municipal quer "conhecer estado da saúde" no concelho de Évora

$
0
0

A Assembleia Municipal de Évora aprovou por unanimidade, na sessão de 27 de fevereiro, uma moção que visa conhecer o estado da Saúde no Concelho, solicitando a disponibilização de um conjunto de informações à administração do Hospital do Espírito Santo, Administração Regional de Saúde e Bombeiros Voluntários de Évora. Com base nesta moção, apresentada por Clara Grácio em representação dos membros da CDU, a Assembleia Municipal solicita dados relativos ao serviço de urgência, consultas externas, transferências de doentes, carências de pessoal, fecho de extensões e centros de saúde, tempo de espera dos bombeiros nas urgências, entre outros.
Foi ainda aprovada com 29 votos a favor (BE, CDU e PS) e dois contra (PSD) uma moção apresentada por Bruno Martins (BE) que incide na condenação pela utilização abusiva de Contratos de Emprego Inserção (CEI). A Assembleia Municipal deliberou repudiar a utilização abusiva de desempregados e beneficiários do Rendimento Social de Inserção no exercício de trabalho em funções públicas e, em particular, na ocupação de postos de trabalho permanentes nas escolas. Esta moção visa reconhecer o princípio de que a necessidades de trabalho permanentes devem corresponder contratos de trabalho permanentes e defender a dignidade do trabalho. Propõe-se também que a Câmara Municipal de Évora se comprometa com a recusa da prática de recurso aos CEI. E solicitar ao Governo e à Assembleia da República que tomem todas as medidas necessárias para combater a precariedade gerada com a utilização de tais contratos.
O período da Ordem do Dia iniciou-se com a eleição de dois presidentes de Junta (um efetivo e um suplente) para representarem as Juntas de Freguesia do Concelho no XXII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses, não tendo havido acordo quanto aos representantes a enviar.
A designação de membros do Conselho de administração e liquidatários para a Évora Viva, SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana, EEM, com vista ao desenvolvimento do respetivo processo de dissolução e liquidação foi aprovada por unanimidade.
Mereceu igualmente aprovação unânime o ponto sobre o projeto de alteração ao Regulamento Municipal de Circuitos Turísticos em Trens com Cavalos; Assim como o ponto sobre o ajuste direto para locação de equipamento de cópia de impressão para o Gabinete de Comunicação, justificando-se este assunto pelo facto de consistir num compromisso plurianual.
No ponto sobre a informação do Presidente da Câmara Municipal de Évora acerca das atividades e da situação financeira do município, Carlos Pinto de Sá fez referência a diversos assuntos e respondeu a um conjunto de questões colocadas pelos membros da Assembleia Municipal.
Dos assuntos referidos, destacam-se, entre outros, as melhorias obtidas na gestão do serviço de águas (acordos de pagamento de dívidas, lançamento da fatura eletrónica, etc.) e os investimentos em curso por parte das empresas Capgemini, Glintt e Vila Galé, bem como dois projetos ainda numa fase mais embrionária.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337