(Telmo Rocha)
O que de mais positivo têm as democracias é a prática da cidadania. É através dela que se afere a consistência dos valores democráticos.
De muito pouco servirão as instituições, se a montante não existir a exigência cidadã que as faça, de facto, funcionar.
Em essência, de pouco servirão os direitos se não soubermos que existem, e de pouco valerão os deveres se deles não tivermos noção.
Nisso apostam os modernos totalitarismos. Como disse Eça de Queiroz , “sobre a nudez crua da verdade, o manto diáfano da fantasia”. Temos partidos políticos, Parlamento, Tribunais, mas na verdade, quantos de nós conhecem o seu funcionamento? Como recorrer a eles? Quantos de nós por desconhecimento dos direitos que temos, somos esmagados pelo peso de um sistema convenientemente burocratizado? E quantos de nós deixamos passar em claro situações de injustiça que deveríamos denunciar?
No entanto, salta à vista uma solução para reforçar a consciência cidadã. A aposta firme na Educação!
Não na educação para o emprego, nem na educação soma de conhecimentos desgarrados. A aposta tem de ser na valorização das potencialidades, no prazer da descoberta, na formação do Homem/Mulher independente, capaz de crescer, integrando as suas valências no mais vasto conjunto do contributo social.
Não podemos por isso mesmo, associar a ideia de despesa à Educação, os gastos que com ela temos, representam o melhor investimento que podemos fazer no nosso futuro e no futuro dos nossos filhos.
Não é à toa, que se fecham Escolas, não é à toa, que se reduzem ofertas curriculares, não é à toa que se movem crianças de um lado para o outro como se de trouxas de roupa se tratassem. É porque procedendo assim se criam iniquidades, se produzem dóceis analfabetos funcionais, se põem nas mãos dos mesmos de sempre, os mesmos privilégios de sempre.
Tenhamos nós a orientação política que tivermos, se prezarmos a democracia, e acima de tudo, se amarmos os nossos filhos, temos de nos bater pela sua EDUCAÇÃO!!! Esta é a mais básica lição de cidadania: Não faças aos outros o que não queres que façam a ti!
Escrevo este post por causa desta notícia aterradora. Que raio de governo é este que estimula monetariamente o corte injustificado de professores nas escolas deste país?
Não podemos continuar assim!