Há quatro anos foi assim
A CDU tem prevista para a próxima terça-feira, dia 11 de Junho, a apresentação das listas aos órgãos autárquicos do concelho de Évora num comício marcado para as 21,00 horas na Praça do Sertório, que contará com a presença de Jerónimo de Sousa.
O PCP faz uma grande aposta na reconquista da autarquia, agora que José Ernesto Oliveira não se recandidata, sendo a lista da CDU à Câmara encabeçada por Carlos Pinto Sá, um peso pesado do partido, que dirigiu Montemor-o-Novo durante mais de 20 anos. Segue-se Élia Mira, até agora presidente da junta de Freguesia do Bacelo e Eduardo Luciano, que há quatro anos liderou a lista da CDU à Câmara. À Assembleia Municipal o médico António Jara encabeça a lista.
Também o PSD já anunciou que vai concorrer em coligação com o CDS em Évora. O cabeça de lista à Câmara é o médico Paulo Jaleco e a lista vai ser apresentada na próxima sexta-feira, dia 14 de Junho, no Jardim do Paço, pelas 20,30h.
Domingo, dia 16, será a vez da apresentação das listas do Bloco de Esquerda. Já são conhecidos nos nomes dos candidatos à Câmara, Maria Helena Figueiredo, e à Assembleia Municipal, Bruno Martins.
No PS mantém-se o silêncio oficial. Há mesmo quem já se brinque e se pergunte se o PS está a pensar concorrer. Mais a sério, há outra interpretação: seguindo o conselho que António Guterres (era primeiro-ministro) terá dado a Marcelo Rebelo de Sousa (então líder do PSD) - "faça-se de morto" (que o governo lhe vai cair no colo) - também o PS eborense parece querer passar o mais despercebido possível. Culpas na consciência ou Manuel Melgão está a ganhar fôlego e tempo na preparação de um perfil de liderança?