Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Pedido de informação

$
0
0

Alguém me sabe dizer se o busto de José Cinatti continua detido, para averiguações, à ordem da Polícia Judiciária, esperando que o mesmo saia do seu pétreo silêncio e confesse o que se passou na noite em que foi apeado do seu pedestal?!
Será que já não voltará ao seu lugar? Ou será que Évora já deixou de lhe estar agradecida? Parece que se está à espera que o assunto caia no esquecimento. Mas olhem que os eborenses, pelo menos alguns. têm boa memória. E há forasteiros que ainda recordam o facto.
Há algumas semanas, quando atravessava o jardim, fui interpelado por um jovem casal que me perguntou onde ficava o dito busto. Lá lhes indiquei o local e ficaram desapontados ao verificarem que o mesmo ainda não tinha sido reposto no seu lugar.
Perguntaram-me porquê. Limitei-me a contar-lhes a verdade oficial. Riram-se. Quererá alguém do município informar do que se passa? O busto já não voltará ao seu antigo lugar? Será destruído como alguns preconizaram desde logo?
De qualquer maneira o busto de José Cinatti faz parte do património cultural da cidade constituindo a primeira obra de arte pública erguida na cidade, no ano de 1884. Ou será que só a Igreja das Mercês é motivo de preocupação?

José Frota (por mail)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337