Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Carlos Pinto Sá "preocupado e solidário" com trabalhadores da Kemet

$
0
0

O presidente da Câmara de Évora (CDU) manifestou-se hoje “preocupado e solidário” com os trabalhadores da fábrica da Kemet Electronics na cidade, alvo de despedimento coletivo, revelando que vai pedir reuniões à empresa e ao Governo.
“Transmiti aos trabalhadores a minha preocupação e solidariedade e que iríamos procurar conhecer melhor o processo e chamar a atenção que esta empresa recebeu elevadíssimos apoios”, afirmou Carlos Pinto de Sá.
O autarca falava à agência Lusa depois de uma reunião com dirigentes do Sindicato das Indústrias Elétricas do Sul e Ilhas (SIESI), que serviu para analisar o processo de despedimento coletivo na fábrica de Évora da multinacional norte-americana.
De acordo com o delegado sindical e dirigente do SIESI, Hugo Fernandes, a administração da unidade fabril alentejana pretende avançar com o despedimento coletivo de 127 trabalhadores e encerrar uma das linhas de produção a 30 de junho.
“Estamos a falar de uma tentativa de despedimento coletivo de 127 trabalhadores numa altura em que Évora e o país têm um elevado desemprego”, realçou Carlos Pinto de Sá, destacando que o processo significa também “a redução da atividade da fábrica e, até mesmo, a possibilidade de vir a encerrar”.
“Pelos elementos que recolhi até à data, tudo aponta para um processo de deslocalização da fábrica para o México no sentido de reduzir custos”, adiantou.
Para o autarca alentejano, “devem ser devidamente analisados e, eventualmente, reivindicados” os apoios que o Estado português e a União Europeia concederam à Kemet Electronics, uma vez que “existe a perspetiva de a empresa sair” da cidade.
Carlos Pinto de Sá disse que o município está a preparar “um conjunto de pedidos de informações e de reuniões” dirigido à administração da empresa, ao Ministério da Economia e a outros organismos para recolher dados sobre os apoios que a unidade recebeu, nomeadamente de fundos comunitários.
O autarca indicou, ainda, que vai acompanhar, na sexta-feira, os trabalhadores da unidade fabril na deslocação ao Ministério da Economia, em Lisboa.
A fábrica de Évora da Kemet Electronics, que emprega cerca de 310 trabalhadores, produz condensadores de tântalo para telemóveis e para a indústria automóvel. (LUSA)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337