Em reunião pública de 15 de janeiro da Câmara Municipal de Évora:
Iniciativa gastronómica eborense “Évora, Doze Meses de Boa Mesa” já em preparação
O Município de Évora tomou conhecimento, na mais recente reunião pública de Câmara, da iniciativa gastronómica “Évora, Doze Meses de Boa Mesa”, que os técnicos da autarquia estão a elaborar, envolvendo também um conjunto de diversos estabelecimentos de restauração eborenses e entidades, para dinamizar ao longo do ano no concelho e assim atrair um ainda maior número de interessados em apreciar produtos de significativa qualidade.
A gastronomia, os vinhos e os produtos regionais constituem um dos mais importantes valores identitários da oferta turística de Évora, tendo a Câmara, ciente desta realidade, dinamizado nas últimas três décadas eventos gastronómicos. “Évora, Doze Meses de Boa Mesa” resulta, deste modo, de uma valorização global da dimensão cultural da gastronomia tradicional e da apreciação crítica dos aspetos mais relevantes das iniciativas passadas, desde logo da Rota dos Sabores Tradicionais.
O modelo agora proposto reproduz uma estrutura temática anual, centrada na oferta gastronómica tradicional dos restaurantes e pastelarias com fabrico próprio aderentes de Évora e do concelho, bem como dos produtos locais promovidos em lojas gourmet e wine shops, a qual se junta um programa cultural específico, distribuído ao longo do ano e pontuado por ações públicas de promoção.
As temáticas gastronómicas previstas ao longo do ano serão as seguintes: Porco (janeiro e fevereiro); Sopas (março); Borrego (abril); Comidas de Verão (de junho a setembro); Caça (novembro e dezembro); e Doçaria Tradicional (todos os meses, mas com ações específicas em maio e outubro). Haverá também mostras temáticas, colóquios, iniciativas culturais diversas, visitas guiadas e outros eventos que surjam por iniciativa dos parceiros e operadores aderentes.
Nesta reunião, destaca-se também a aprovação por unanimidade da proposta para a Câmara de Évora integrar a parceria promotora da Feira de Emprego, Empreendorismo e Inovação prevista para os dias 19, 20 e 21 de março, no Jardim do Granito (Universidade de Évora), em conjunto com o Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo, a Associação de Estudantes da Universidade de Évora, a ADRAL e a Universidade de Évora.
Acordou-se ainda, por unanimidade, que a Câmara Municipal não irá aderir ao Programa de Rescisões por Mútuo Acordo implementado pela Administração Central, uma vez que este é bastante penalizador para os trabalhadores. Além de politicamente não se rever neste programa, a autarquia também não dispõe dos montantes de compensação inerentes ao processo.(Nota de Imprensa)