Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Quem era o dono da Silveirinha?

$
0
0

Embora o assunto que me incomode seja o da extinção do Campo de Estrela claro que a questão da Silveirinha não deixa de me intrigar. Foi dos raros assuntos que durante os 23 anos consecutivos em que fui representante do Expresso no Alentejo e particularmente em Évora, não consegui deslindar.Por altura da construção do campo da Silveirinha fiz uma grande e colorida reportagem para a respectiva revista sobre o assunto. 
Deslocámo-nos ao local, eu e o fotógrafo, para executarmos o nosso trabalho onde já nos aguardavam Luís Morais Santos, presidente do Lusitano e o Engº. Súcia, da Eborimo.
Ambos me responderam às questões que lhe pus mas ficaram aturdidos quando lhes perguntei a quem pertencia a Herdade. Entreolharam-se atabalhoadamente (aos jornalistas desportivos era questão que não importava) e responderam-me que não sabiam. Achei estranho e insisti na pergunta. Um deles (não me lembro já qual) disse-me que ela tinha pertencido «à Reforma Agrária» e se encontrava em mau estado. Revelou-me mesmo que a sua adaptação para receber um campo de relvado havia saído bastante onerosa e problemática pois tornara-se necessário secar um largo espaço que durante mais de vinte anos tinha sido utilizado como mictório das vacas. Mas quanto ao nome do proprietário, nada.
De regresso à cidade falei com José Ernesto de Oliveira, mas também este não me quis adiantar o nome do anterior proprietário da Silveirinha. Repeti-lhe a pergunta noutras ocasiões mas nunca obtive resposta concreta.
Era inegável que havia grande preocupação em manter no segredo dos deuses quem era o Beneficiário. Numa última tentativa de indagar o seu nome-e dado que a CCDRA se havia oposto inicialmente ao negócio- contactei esta instituição para esclarecimento da situação. Mas a arq. Margarida Cancela de Abreu respondeu-me muito delicadamente que não podia, nem queria falar, sobre tão momentoso quanto delicado assunto.
Nesta medida, acompanho no raciocínio, o anónimo que diz que tudo só se saberá e esclarecerá quando alguém der com a língua nos dentes.

José Frota
04 Janeiro, 2014 18:35

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337