Reunida na passada sexta-feira, a Assembleia Municipal aprovou, apenas com os votos a favor da CDU, o orçamento para 2014 do Munícipio de Évora (o PS votou contra e o PSD e o BE abstiveram-se; nas Opcões do Plano toda a oposição se absteve) no valor de 93,220 milhões de euros - menos 10 milhões de euros do que no ano passado (aqui).
Logo no preâmbulo, o executivo refere que este é um orçamento restritivo devido a várias razões, entre elas, "uma restrição financeira orçamental decorrente da enorme dimensão da dívida e dos compromissos existentes no final do anterior mandato" no valor de 80.171.522,82 euros (ver quadro); "uma vertente de redução da autonomia financeira e económica" decorrente da diminuição das transferências do Estado (este ano no valor de 365.000 euros); o "contrato que o anterior Executivo Municipal assinou com o Governo no âmbito do designado PAEL", o que faz com que "fica bem evidenciado que, após integrar no OM todos os enormes valores comprometidos de várias formas até ao final do mandato anterior, quase não há margem financeira e económica para definir novas ações que tenham componente financeira. Em particular, e como atempadamente se tinha alertado, está praticamente impossibilitado o investimento público municipal de que Évora tanto carece para amenizar a brutal crise económica e social que lhe é imposta".
(clique para aumentar)
Para o executivo, "em 2014, passam 40 anos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974, acontecimento maior na História de Portugal e do Povo Português e na História do Alentejo e de Évora: comemorar o 40º Aniversário do 25 de Abril, de forma amplamente participada, e com um vasto e diversificado programa ao longo do ano, deve constituir-se como égide das OP e da atividade municipal em 2014".
Não há grandes obras de vulto (o Salão Central fica, mais uma vez, adiado), apenas intervenções pontuais. No mapa das receitas e despesas fica mais claro para onde são canalizados os dinheiros do orçamento camarário, seja ao nível das receitas, seja da despesa.
(clique para aumentar)
Pode consultar as Grandes Opções do Plano e o Orçamento da Câmara de Évora para 2014 (conforme documento apresentado e aprovado pela Assembleia Municipal) AQUI