Acaba de nascer em Évora um novo espaço de cultura. Principalmente vocacionado para as artes do espetáculo, admite também outras propostas nos domínio das artes plásticas e da comunicação. Este equipamento identificou como públicos preferenciais a comunidade eborense mas também os turistas e visitantes. Aos de cá oferece-se como espaço para eventos culturais diversificados. Desde os públicos infantis aos seniores. Para os de fora prepara propostas ajustadas ao perfil e procura cultural de cada grupo.
Chama-se Armazém 8 e situa-se na Rua do Electricista, nº 8 no PITE ( Parque Industrial e Tecnológico de Évora). Esta nova sala de espetáculos conta com um palco de 7 x 4 metros e é a única em Évora a reunir todas as condições definidas na lei para a exibição de espectáculos artísticos e por isso certificada pela Inspeção Geral das Atividades Culturais.
A principal sala deste novo equipamento tem uma capacidade para 200 pessoas sentadas em plateia. De pé, poderão ser várias centenas de espetadores a usufruir das mais variadas expressões artísticas que já ali se anunciam.
O Armazém 8 inaugura no próximo dia 30 de Novembro às 21h. Os habitantes e visitantes de Évora estão a ser convidados a descobrir o novo espaço que se lhes oferece.
Já os produtores, autores, criativos e outros técnicos de diversas áreas envolvidos com a indústria do espetáculo estão a receber um texto de apresentação deste equipamento que começa assim:
" Um armazém é um espaço físico onde se guardam matérias primas, produtos em construção, ou já prontos a serem oferecidos aqueles a quem se destinam. É um elo entre a produção e a fruição.
O Armazém 8 procura, e acolhe cuidadosamente, matérias primas muito especiais. São as substâncias essenciais à produção das mais diversas expressões artísticas. Para além destas matérias primas, o Armazém 8 poderá mesmo receber obras primas, não tanto no sentido da obra perfeita, mas das melhores obras dos autores que desejam superar-se continuando a criar.
Nos caminhos da produção artística são necessárias inspirações, parcerias, para além de condições físicas e técnicas. O Armazém 8 propõe-se facilitar o acesso e a ligação dos criadores a estes meios."