Vice Presidente recebeu bandeira verde da APFN em Coimbra
Câmara de Évora distinguida por boas práticas de política familiar
A Câmara Municipal de Évora foi novamente distinguida pela Associação Portuguesa das Famílias Numerosas/Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis com a bandeira verde/menção honrosa da iniciativa “Autarquia+ Familiarmente Responsável 2013”, que galardoa autarquias pelas melhores práticas na área das políticas de apoio à família.
A Vice-Presidente, Élia Mira, em representação da autarquia eborense, recebeu esta distinção no dia 6 de Novembro, na sede da Associação Nacional de Municípios, em Coimbra. A cerimónia contou com intervenções do Presidente da APFN, Fernando Castro; da representante do OAFR, Teresa Ribeiro; do Secretário-Geral da ANMP, Artur Trindade e do Secretário de Estado, Pedro Lomba.
Foram distinguidos um total de 37 municípios portugueses, sendo que Évora inclui-se também na categoria dos 25 que já são laureados pelo terceiro ano consecutivo. Este reconhecimento resulta de um inquérito feito pelo OAFR ao qual responderam 98 autarquias e onde foram avaliadas as políticas de família dos municípios em 10 áreas de atuação, que pode ser consultado em www.observatorioafr.org .
“Sentimo-nos satisfeitos com a atribuição deste galardão, que é também um sinal que os nossos técnicos estão a trabalhar muito bem no sentido de corresponder àquilo que as famílias esperam de uma autarquia responsável”, considerou a Vice-Presidente, Élia Mira, frisando que “sobretudo neste contexto de crise económica, financeira e social em que vivemos, faz todo o sentido existir um município – e neste caso vários - que desenvolvem políticas de apoio às famílias, concretizadas em medidas sociais”.
Um trabalho que ajuda a perceber “como um município pode cumprir esta função social, substituindo-se inclusivamente ao apoio que podia ser do Governo e que neste contexto está a ser cada vez mais dificultado, inclusivamente pelos cortes nas transferências do Orçamento de Estado para as autarquias”, explica a autarca, salientando que as autarquias, enquanto poder de proximidade “deveriam poder dispor de mais meios para responder de forma eficaz às necessidades da população”.
De salientar ainda que o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, em parceria com a Câmara de Évora, realiza um workshop para Técnicos de Ação Social das autarquias da região Sul, denominado “Apoio à Maternidade e Paternidade e Conciliação entre Vida Pessoal e Vida Profissional”, no dia 12 de novembro, entre as 10 e as 17 horas, na Sala dos Leões (Paços do Concelho de Évora). (Informação CME)