Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Se isto não é cultura, desculpe mas não sei que seja!

$
0
0

A cidade de cultura "inexistente" neste post, não pode ter a minha concordância, embora o autor tenha razão em muitas das coisas que diz! Sim, esta ainda é a cidade de guetos, dos medos, da influência dos fortes sobre os fracos e da Igreja! A memoria da inquisição ainda impregna o ar que respiramos, a Universidade, a câmara e a fundações, que poderiam ser pontos fortes de desenvolvimento cultural e educacional, não cumprem esse papel e sim o papel de caciques, protegendo os seus clãs não a cidade no seu todo! 
Mas a cidade de cultura existiu... não vou falar de um tempo que não vivi (e das muitas companhias e colectividades que existiam em Évora nos anos 50 e 60), não vou falar da historia de pintura ou da fotografia (que nos anos 20 e 30) aqui tinham grandes e importantes profissionais. Não vou falar dos grandes grupos de escritores e pintores que aqui desenvolveram e realizaram o seu trabalho (na década de 40 e 50). 
Não, falo do tempo da minha adolescência, o tempo que vivi. E nesse tempo (na década de 70 e 80) Évora viu aqui aparecer o 1º Festival Jovem, encontros de Jazz internacionais, Jornadas clássicas e Mediterrâneas. Encontros de tradição Europeia, as primeiras recriações históricas do País, grandes jornadas literárias e conferencias Internacionais sobre muitos temas. Mostras e exposições de pintura de nomes internacionais de grande importância mundial, isto para alem do aparecimento de um dos primeiros festivais de verão internacionais (grátis e publico), que trouxe a Évora nomes de referencia mundial na área da musica, teatro e arte contemporânea. Também aqui se instalou uma das primeiras companhias teatrais da descentralização! Se isto não é cultura, desculpe mas não sei que seja! Se mais deveria ter sido feito, é provável, mas é sempre possível fazer mais e melhor! O que sei é que se esta fosse uma cidade sem cultura a minha geração não teria tido contacto com tantas e boas coisas nesta área! 

Lurdes

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337