Comunicado sobre a Limpeza do Espaço Público (comunicado.jpg)
1.Desde o início do presente mandato, em Outubro de 2013 e face à degradada situação existente, a Câmara Municipal definiu como prioridade a limpeza e higiene públicas bem como a melhoria da imagem dos espaços públicos. Apesar do desequilíbrio económico do Município e da falta de meios, o sector municipal de higiene pública foi reorganizado, o trabalho planeado e foi lançado e concretizado o programa “Évora Merece” que renovou a imagem do Centro Histórico e melhorou, reconhecidamente, a limpeza e higiene públicas. Apesar dos bons resultados alcançados, afirmámos ainda estar longe dos níveis de qualidade pretendida.
2.Infelizmente, no início deste ano, um conjunto de fatores negativos, nomeadamente,
•a Câmara Municipal decidiu, face às suspeitas de efeitos nefastos para a saúde (por incluir um produto denominado glifosato), deixar de usar os herbicidas mais eficazes;
•a chuva intermitente que se estendeu por vários meses e alimentou o aparecimento e crescimento regular de ervas e pastos;
•a redução significativa, por reforma e doença, do número de trabalhadores da Câmara e o impedimento legal de contratar novos trabalhadores,
•avarias graves e simultâneas em 3 carros de recolha de lixo (a idade média dos equipamentos de higiene e limpeza é superior a 20 anos),
levou a uma quebra quantitativa e qualitativa na limpeza e higiene públicas já alcançadas e a uma justa estranheza e reclamações em vários locais. Apesar do enorme esforço dos responsáveis e trabalhadores municipais do sector – que saudamos! -, não foi possível dar uma resposta adequada aos problemas.
3.A agravar a situação, têm vindo a aumentar, visivelmente, alguns comportamentos civicamente condenáveis como a proliferação de grafitis vândalos, lixo atirado para junto de contentores não cheios em várias zonas, lixo arrastado e deixando rasto nalgumas ruas, excrementos de cães não recolhidos pelos donos, deposição ilegal de monos em vários locais.
4.Para responder aos problemas agravados de limpeza e higiene públicas, a Câmara Municipal de Évora decidiu implementar o programa “Évora Limpa | Juntos Conseguimos” com medidas imediatas (reafectação dos meios disponíveis com a colaboração empenhada dos trabalhadores, alargamento ao máximo legal do trabalho extraordinário, pedido de apoio às Juntas de Freguesia, aluguer de 2 viaturas de recolha de lixo, recurso a trabalho externo integrado e dirigido pelos serviços municipais, criação de brigadas para intervenções sistemáticas nos bairros, reforço das campanhas de sensibilização para a limpeza pública e reciclagem) e medidas de médio prazo (contratação de trabalhadores permanentes e sazonais até ao limite legal, aquisição de novos equipamentos como 1 novo carro de recolha de lixo, proposta de novas ações com as Juntas de Freguesia nomeadamente quanto à recolha de monos e reciclagem).
O programa “Évora Limpa | Juntos Conseguimos” já está a ser concretizado e os seus resultados serão sentidos já em Setembro.
5.A Câmara Municipal de Évora irá monitorizar as zonas mais problemáticas bem como as medidas deste programa de limpeza e higiene públicas para que se obtenham resultados concretos e duradouros.
A Câmara Municipal de Évora apela às empresas, às instituições, à população para que colaborem com vista a que possamos repor os níveis de limpeza e higiene públicas já obtidos e ir ainda mais longe.
Contamos consigo! Juntos vamos conseguir uma Évora mais limpa!
O Presidente da CM Évora em 06/ 09/2016