A limpeza e o asseio em Évora bateram, definitivamente, no fundo!
Nos últimos anos o PSD de Évora chamou várias vezes a atenção para a limpeza e salubridade da nossa cidade, quer durante a gestão do PS, na qual era habitual ver-se o Centro Histórico de Évora repleto de lixo e sujidade nas ruas e espaços públicos, quer também durante a gestão da CDU, com o cenário diário de lixo acumulado junto aos contentores subterrâneos e mesmo em plena rua, apesar de ter realizado algumas operações de cosmética com relevante mediatismo que, pontualmente, melhoraram o aspeto geral.
Todavia, parece-nos que durante estes últimos meses a limpeza e o asseio em Évora bateram, definitivamente, no fundo.
Para além do cenário a que infelizmente já nos vamos habituando das ruas sujas, repletas de beatas e outro lixo, dos contentores com lixo acumulado em vários locais e com um cheiro nauseabundo, note-se ainda o estado em que se encontram alguns ícones da cidade, como seja a Fonte da Praça do Geraldo, o pequeno monumento da UNESCO na Rua João de Deus, entre outros.
Évora não é só Centro Histórico - apesar da sua importância e deste ano se comemorar precisamente os 30 anos da sua classificação pela UNESCO, razão acrescida para um especial cuidado. Os bairros da cidade estão completamente abandonados, com os passeios cheios de erva e lixo (onde a manutenção é apenas feita pelos seus habitantes, e na falta destes, o cenário é degradante), o pasto enorme que ainda não foi gadanhado nos terrenos baldios ou públicos, com evidente perigo de incêndio (conforme foi exemplo o Alto de S. Bento), os parques de estacionamento públicos também eles em estado deplorável, espaços ajardinados desleixados, entre outros. Basta circular, p.e., pelo Bairro das Nogueiras, pelo Bairro de Almeirim, pelo Bairro da Malagueira, pelo Bairro da Casinha, entre outros.
A Comissão Política de Secção do PSD de Évora não pode deixar de chamar a atenção da comunidade em geral para esta triste realidade, reclamando do Município de Évora a urgência na limpeza e tratamento dos espaços públicos e ajardinados de sua responsabilidade.
Évora, 24 de Agosto de 2016
Comissão Politica de Secção do PSD de Évora