A Bienal Internacional de Marionetas de Évora já não se realiza há 3 anos. A edição de 2015 foi suspensa por falta de verbas e, apesar do protocolo celebrado no ano passado entre a Câmara, a Entidade Regional de Turismo, a Direcção Regional de Cultura e o Cendrev, este ano também não haverá a Bienal prevista, anunciou hoje a entidade organizadora, em comunicado assinado por José Russo, director do Cendrev.
"Em Junho de 2015 decorreu no Teatro Garcia de Resende uma cerimónia pública de assinatura de um acordo de colaboração entre o Cendrev, a Câmara Municipal de Évora, a Direcção Regional de Cultura do Alentejo e a Entidade Regional de Turismo onde se assumiu que, em virtude da ausência dos fundos comunitários, a 14ª edição da BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora, que deveria ter decorrido na cidade Património Mundial em Junho de 2015, ficou agendada para 2016, ou seja, estaria agora a acontecer, não fora a incompreensível situação do atraso nos financiamentos para área do património e da cultura do novo quadro comunitário que já devia estar a funcionar há dois anos e meio.
Os repetidos atrasos na disponibilização dos fundos comunitários para este sector de actividade está a contribuir para o estrangulamento de muitos programas de acção cultural que têm sido precursores de práticas consequentes e regulares que foram inscrevendo eventos nacionais e internacionais nos calendários da vida das nossas cidades e regiões. Estas práticas, instaladas ao longo de anos, têm constituído experiências de reconhecido mérito na valorização e preservação do património e na criação e desenvolvimento de muitos novos projectos artísticos.
Aqui chegados, e depois dos sucessivos adiamentos da abertura dos avisos das candidaturas, o Cendrev informa que está mais uma vez a desenvolver todos os esforços junto dos novos responsáveis da CCDR Alentejo e do Governo no sentido de garantir as condições para retomar o calendário regular da BIME, cuja primeira edição aconteceu em 1987 na sequência do trabalho desenvolvido com os Bonecos de Santo Aleixo.
Enquanto não chega a Bienal, o Cendrev decidiu lançar uma nova iniciativa que designa marionetas na cidade. Esta iniciativa é uma forma de afirmar a importância desta expressão artística que instalou na cidade e na região um quadro de envolvimento dos cidadãos que tem conquistado a simpatia e a atenção de um número crescente de espectadores dos diferentes escalões etários.
Os Bonecos de Santo Aleixo são os anfitriões destas visitas à cidade Património Mundial, que vão acontecer todos os meses com diferentes companhias de marionetas, até final do ano. As visitas começam já no mês de Junho com a presença do Marionetista dinamarquês Alex Jorgensen que apresenta o seu espectáculo no dia 8 de Junho, às 10:30 horas na Praça do Giraldo e às 17:30 horas no Jardim das Canas. Os Bonecos de Santo Aleixo apresentam-se também no arranque desta iniciativa, de 6 a 10 de Junho, diariamente às 18:30 horas no Teatro Garcia de Resende e voltarão em Dezembro para participar no encerramento deste ano de marionetas na cidade.
- mensagem do Director, Encenador e Actor do Cendrev José Russo"