Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Sobre a sessão de esclarecimento sobre o traçado ferroviário Sines-Badajoz

$
0
0

Vamos lá...
Fui à sessão de esclarecimento sobre o traçado ferroviário Sines-Badajoz! 
1ª explicação- tanto os moradores, a câmara ou a Junta estão a favor da construção da linha e da sua paragem em Évora! Esta linha internacional de mercadorias beneficia a cidade pois pode contribuir para a fixação no concelho de empresas e consequentemente no aumento de postos de trabalho e de riqueza para a região! Estamos esclarecido quanto a isto? 
2ª explicação - uma ferrovia de mercadorias diminui em 2/3 a poluição em relação à rodovia, mais um factor para estarmos todos de acordo com a linha! Isto também ficou assente? 
3ª explicação - Todos concordamos que a construção deste eixo servira para dinamizar económica e tecnologicamente o concelho! Ficou claro? 
Então vamos lá ver com o que não concordamos...
Com o traçado e só!
Mas temos razoes para isso...
O traçado escolhido e apresentado ontem vai fazer-se pelo ramal de Estremoz que passa por dentro do Bairro Srª da Saúde. Esta linha electrificada de mercadorias vai ficar a 10 metros de algumas casas! Vai interromper a passagem de carros na ligação com o Bairro de Stª Luzia, Sto António, Comenda, 25 de Abril, Caeiro e dos Cotovelos. Todas estas ligações só poderão ser efectuadas a pé e por cima da linha, por meio de elevadores ou rampas. A unida ligação entre estes bairros e o resto da cidade para se fazer de carro só através de uma rampa construída sobre a linha na estrada de redondo a uma altura de 8 metros. 
E todos estes moradores ficam por baixo de cabos de alta tençao, ja que é uma linha eléctrica!
Ja estou ate a ver alguns dizerem quero lá saber não moro ai! Pois claro...mas se por ventura tiver que passar à rotunda da Mobil para ir para casa, pode contar com mais tempo de espera. É que depois ao transito ja caótico dessa saída da cidade juntam-se os quase dois mil moradores destas zonas de que falo e ai a coisa vai ficar linda...só uma entrada/saída daquele lado da cidade, vai ser um mimo.
Mas para estes que acham que o problema não é deles aqui fica mais um pormenor...os contentores vem de Sines (um dos mais importantes portos de aguas profundas da Europa) e vão para o Centro da Europa. E assim como transportam quinquilharia para as lojas chinesas, transportam nafta para as fabricas de plásticos. Ora vejamos se um destes comboios um dia tiver um acidente a minha casa esta entalada...mas não estou só, o perimétrico ditado pela protecção civil é de 1km, o que dá mantendo a posição da linha ate ao meio do Centro histórico! Isto já merece a vossa atenção? Bem me parecia! 
Porem há outras hipóteses...ate mais baratas parece-me a mim, que não percebo nada de ferrovia. Se em vez de se utilizar o ramal desactivado de Estremoz, se se utilizar o ramal desactivado de Reguengos, basta para isso desviar 700 metros logo à saída da estação ( o que não afecta a velocidade) o comboio deixava de passar em área urbana! Este é ja um ponto positivo, mas ha dois outros, não era necessário gastar dinheiro na construção de rampas ou de passagens para peões, não era preciso isolar a linha com protecções e a manutenção era muito mais simples. E claro o perimétrico de protecção em caso de acidente reduziria enormemente! 
Feito isto, levantam-se-me duas questões:
1ª Porque cargas de água querem as infraestruturas de Portugal avançar com esta proposta contra os moradores e contra a Câmara Municipal?
2ª Quando a proposta chegou à Câmara há 5 anos atrás, porque aceitou a Câmara esta opção?
Como conclusão da reunião, que diga-se em bom da verdade foi extremamente bem conduzida pela autarquia, os moradores e os presentes não concordam e tudo faraó para mudar a localização da linha!
Mais uma vez repito, queremos a sua construção, ela é fundamental para o País e para a região, não pode ser é à custa das nossas vidas!

Lurdes Nobre(aqui)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337