Resultados a nível Nacional
Resultados distrito Portalegre
Resultados distrito Beja
Resultados distrito Évora
Resultados concelho Évora
Resultados freguesia Malagueira-Horta das Figueira
Resultados freguesia Bacelo-Senhora da Saúde
Resultados freguesia Centro Histórico
Resultados freguesia Canaviais
(clique nas imagens para ler)
Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito à primeira volta, como se esperava e como todas as sondagens indicavam. Sampaio da Nóvoa teve um resultado digno, depois de alguma hesitação no arranque da campanha; Marisa Matias teve sensivelmente o mesmo resultado do BE nas eleições legislativas, de Outubro de 2015, mas quase menos 100 mil votos (BE: 10,19% - 550.892 votos; Marisa Matias: 10,13% - 469.307 votos); Maria de Belém, a quem as sondagens chegaram a colocar à frente de Sampaio da Nóvoa, e que era apoiada por uma parte do PS, teve uma derrota estrondosa. com 4,2% dos votos (não atingido os 200 mil votos) tal como Edgar Silva, o candidato do PCP, que relativamente ao score eleitoral do seu partido em Outubro do ano passado perdeu mais de 250 mil votos (passando de 446 mil votos para 180 mil votos), depois da campanha mais cara de todos os candidatos e de uma evidente mobilização partidária para apoiar a sua candidatura por todo o país. O resultado de Vitorino Silva, o Tino de Rans, com mais de 150 mil votos também foi excelente para o candidato, sobretudo quando em distritos como o Porto conseguiu ficar na quarta posição, à frente de Maria de Belém ou de Edgar Silva.
Ao nível do Alentejo, os resultados são em tudo idêntico ao panorama nacional, com a excepção de Edgar Silva obter nos distritos de Évora e Beja a terceira posição e os melhores resultados a nível nacional (exceptuando a Madeira), dada a maior implantação do PCP nestes distritos, mas sempre seguido de muito perto pela Marisa Matias.
No entanto, analisando os dados em pormenor das freguesias urbanas de Évora, Marisa Matias fica em todas elas (Malagueira, Bacelo, Centro Histórico e Canaviais) à frente do candidato do PCP.
Quanto à abstenção ultrapassou a nível nacional os 50 por cento, ficando nos 51,16 por cento. No Alentejo, à excepção do distrito de Évora onde se situou nos 49 por cento, foi superior também aos 50 por cento, com Beja com 52,63 por cento e Portalegre com 50,54 por cento