COMUNICADO DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE ÉVORA
Com a participação da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, e com base na sua comunicação oral e escrita, a Santa Casa da Misericórdia de Évora lamenta com surpresa, e após insistências desta para alteração da sua posição, informar os Irmãos da Misericórdia e a população de Évora em geral, da saída por sua iniciativa, das Irmãs Franciscanas que têm estado ao serviço do Lar Ramalho Barahona em Évora.
Este fato deve-se, segundo a própria Congregação,... "à falta de Irmãs que possam assumir a missão associada à presença das Irmãs neste Lar. Nos tempos que correm, isso é praticamente impossível, devido à dimensão do número de Irmãs em atividade, quer por falta de vocações quer por existirem cada vez mais Irmãs limitadas pela idade ou pela doença."
A Santa Casa da Misericórdia de Évora, apreciada a situação pela sua Mesa Administrativa, lamenta e não se conforma, em ser confrontada com esta realidade, fazendo votos para que a mesma evolua em sentido mais favorável para a Igreja e para a Sociedade Portuguesa, reconhecendo a obra ímpar de enorme riqueza humana e cristã que as Irmãs têm despenhado desde a sua abertura, até ao momento, no Lar Ramalho Barahona às quais agradecerá sempre.
A Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição reafirmou... "agradecer, muito reconhecida, a colaboração prestada a todas e a cada uma das Irmãs que passaram pela Fraternidade, durante os muitos anos de serviço conjunto, em favor dos idosos."
Deus nos acompanhe e Nossa Senhora das Misericórdias nos proteja.