Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Espera-se que desta vez não seja como o anúncio da decisão sobre o Centro Comercial para Agosto e o cinema no final do ano...

$
0
0

Em reunião pública de 14 de Outubro
Câmara de Évora inicia processo com vista ao saneamento financeiro municipal

Nesta reunião foi apresentado o Estudo Fundamentado da Situação Financeira do Município e Plano de Saneamento Financeiro, ponto aprovado por maioria com as abstenções do PS e PSD e que será posteriormente submetido a deliberação em Assembleia Municipal. Mereceu igualmente aprovação o início do processo para a Contratação de Empréstimo para Saneamento Financeiro do Município de Évora cuja proposta foi aprovada com os votos favoráveis da CDU e do PS e a abstenção do PSD.
A Câmara fará também a consulta aos bancos para conseguir a melhor proposta, por forma a poder, numa fase posterior, negociar um empréstimo no montante de até 32 milhões e quinhentos mil euros, tentando obter uma taxa de juro inferior à que está em prática no PAEL.
O empréstimo para saneamento dá um maior grau de liberdade ao Município na tomada de decisões, segundo o Presidente da Câmara Municipal de Évora, que refere poder ser conseguido o reequilíbrio financeiro sustentado no prazo de duração do referido saneamento. Este é assim preferível ao recurso ao Fundo de Apoio Municipal instituído pelo Governo que se traduz numa forte perda de autonomia do Poder Local.
O Presidente Carlos Pinto de Sá deu conhecimento de reunião mantida com a Reitoria da Universidade de Évora e Associação Académica da Universidade de Évora devido ao significativo número de reclamações da população face ao ruído e vandalismo do espaço público, decorrente da realização de eventos de cariz universitário no Centro Histórico. Reconhecendo que o diálogo com a Universidade de Évora tem sido muito produtivo, a autarquia procura chegar a um ponto de equilíbrio, conciliando o mais possível a presença de festas estudantis com o direito dos moradores ao descanso.
De destacar ainda a aprovação por unanimidade da cedência de lote no Parque da Indústria Aeronáutica de Évora à EMMAD II – Embalagens Técnicas, Lda. Trata-se de uma empresa que produz embalagens de madeira para transporte de equipamentos da indústria aeronáutica e outras, como, por exemplo, as asas de avião produzidas pela Embraer. Além desta, várias outras empresas estão em negociação com a autarquia para aquisição de lotes com vista a desenvolverem os seus negócios em Évora, referiu o Presidente da Câmara. (nota de imprensa da CME)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337