Em reunião pública de 5 de Agosto
Câmara de Évora informada que a cidade acolherá a sede do cluster aeronáutico
A Câmara Municipal de Évora tomou conhecimento, através do Presidente Carlos Pinto de Sá, da decisão de que a sede do futuro Cluster da Aeronáutica, Espaço e Defesa (AED Cluster) será em Évora, decisão que resulta dos esforços feitos nesse sentido pela Câmara Municipal, Universidade de Évora, Parque de Ciência e Tecnologia do Alentejo e Embraer.
O cluster agrupa um conjunto de associações ligadas aos referidos sectores, que são hoje essenciais para a dinamização de um novo paradigma económico nacional, apostando fortemente no desenvolvimento tecnológico e na inovação, cujos benefícios são transversais a outros sectores com impactos bastante positivos tanto a nível económico como social. Destacando em particular o empenho dos responsáveis da Embraer neste processo, o Presidente do Município de Évora convidou os responsáveis das associações a visitar Évora, o que ocorrerá provavelmente em Setembro próximo.
Foi apresentado pela Vereadora Cláudia Sousa Pereira, e aprovado por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Professor Ário Lobo de Azevedo, o primeiro Reitor da Universidade de Évora após a sua reabertura nos Anos 70 do Século XX, que deu um importante contributo para a criação e consolidação desta instituição. Ário Lobo de Azevedo nasceu em Lourenço Marques (actual Maputo), Moçambique em 1921. Formou-se no Instituto Superior de Agronomia. Foi Professor Catedrático e Investigador. Apoiou a organização do Instituto Universitário de Évora e foi empossado Reitor da Universidade de Évora em Janeiro de 1974.
Aprovação unânime mereceu também a aceitação da doação de cobertura de recreio para a Escola Básica Chafariz D’El Rey feita pela empresa DELTA. A Associação de Pais indicou a possibilidade desta doação, cujo valor é estimado em cerca de 6.300 euros, que foi aceite pela autarquia e permitirá um aumento da área de recreio coberto atualmente em cerca de 40m2 para um acréscimo de 100m2, beneficiando um número significativo de crianças.
Foi aprovada por unanimidade a minuta de contrato referente ao concurso público “Fornecimento de Energia Elétrica em Baixa Tensão Especial, Baixa Tensão Simples e Baixa Tensão Normal- Iluminação Pública”, entre a Câmara de Évora e a GALP POWER S.A, no valor de 1.126.917,50 euros (acrescido de IVA), pelo prazo de um ano. Um contrato que na prática permitirá à autarquia, segundo explicou o Presidente, uma redução substancial do valor da energia pago até agora.
Mereceu igualmente aprovação unânime o estudo para o desvio da conduta adutora de água a Valverde bem como a execução da 1ª fase da obra, por forma a viabilizar as instalações da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Valverde.
A proposta de isenção de pagamento de taxas aeroportuárias para as aeronaves que participam na XXIV Vuelta Ibérica 2015 foi também aprovada por unanimidade. O evento inclui a realização de uma chegada e de uma partida de etapa nos dias 7 e 8 de Agosto, no Aeródromo Municipal. Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio local da Associação Aeronáutica de Évora, à qual a Câmara de Évora se associou por ser uma boa forma de divulgar a cidade e a infraestrutura aeroportuária no exterior, tendo ainda em conta que os cerca de 50 participantes irão passar uma noite em Évora e conhecer a cidade através de visita guiada.