Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

INDIGNAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! - FEIRA DE SÃO JOÃO ÉVORA

$
0
0
Ontem, Sábado 28 de Junho fui á feira de São João em Évora com a minha filha Lia de 4 anos.
Como já se devem ter dado conta - os que aqui residem e os que para aqui se deslocam para desfrutar do evento - o estacionamento automóvel durante os dias de feira é caótico e desordenado, pois a mesma está localizada em pleno centro da cidade.
Ora não tendo como estacionar, das duas uma: ou pura e simplesmente não se vai (a alternativa dos transportes públicos nem se coloca...) ou então indo de automóvel acaba por se encontrar um lugar (mesmo assim quando se encontra) que infringe o código da estrada. É ver então centenas de carros estacionados em cima de passeios, em 2ª e 3ªs filas, no meio de largos, em cima de passadeiras, etc, etc.
É mau, claro. Para além do desrespeito pelas regras, coloca problemas de mobilidade e outros que escuso estar aqui a enumerar. Mas é assim. A autarquia ao optar por fazer a feira mesmo no centro da cidade é inteiramente responsável por este tipo de situação e sabe que invariavelmente isto acontece todos os anos.
Deveria então haver (e sei que há) TOLERÂNCIA para com os automobilistas que não têm outra solução que estacionar nestas condições. A alternativa (desatar a passar multas), faria com que milhares de pessoas deixassem de vir. E isso a autarquia não estará certamente interessada em fazê-lo.
Ora, foi dentro deste contexto que eu, para dar uma alegria à minha pequena Lia e a levar uma noite aos carroceis, estacionei como os demais - em infração - deixando a minha viatura com as rodas da frente a pisar uma passadeira junto ao Mercado Municipal.
Olhando à volta, o meu veículo até nem era dos piores estacionados, pois ficou no corredor para estacionamento, enquanto que á minha volta havia uma boa dezena de carros completamente em cima do passeio e mais à frente outros que ocupavam praticamente a faixa de rodagem, deixando apenas um pequeno espaço para se passar.
E lá fui eu para a feira com a menina toda contente.
Quando voltamos, cerca de uma hora depois, eis que para meu espanto tinha o carro ....Bloqueado!!!! Tentando fazer avançar esta história (que dará um bom argumento), liguei para o numero que estava no autocolante (sim porque depois o teu carro fica cheio de fitas amarelas, outras fitas às riscas, com uma coisa gigante amarela numa das rodas, autocolantes nos vidros - as pessoas passam e olham-te como se fosses um criminoso, tal a atenção que aquilo provoca).
Lá veio então o polícia numa motorizada e talvez por a narrativa seguinte ser praticamente cinematográfica vou passar o resto da história com diálogo que mantive com o senhor agente. Foi mais ou menos isto (juro que não vou inventar muito, apenas não consigo reproduzir tudo, mas vai o essencial)
- Boa noite, é o senhor o proprietário da viatura?
- Sim, sou eu...
- O seu veículo foi bloqueado pois está a cobrir uma parte da passadeira e a infringir o código.
- O meu? E os outros que aqui estão mal estacionados, aqueles ali da frente por exemplo, vai multá-los, não?
- (subiu o tom): Você não me manda multar quem quer que seja...
- Então mas nesta altura da feira em que há milhares de carros por todo o lado, os senhores apenas atuam para os que estão em cima das passadeiras?
- O senhor é que arranjou o problema, não esteja a dizer isso
- (eu tb subi o tom...) Mas qual é o critério de bloquearem o meu carro e em relação aos outros nem sequer são multados? 
Se quiser pode multar-me à vontade, aliás já o fez - mas agora deveria então passar ali aos outros todos, porque não vai multá-los então?
Já lhe disse que você não me manda multar ninguém e acabou a conversa...
O texto já vai longo, por isso fico-me por aqui. O diálogo entre mim e o "Sr Agente" terminou ali. Teria que pagar em dinheiro ou cheque qualquer coisa como 60 e tal euros para me desbloquearem o carro. Não o fiz. Nem sequer tinha já dinheiro. A minha conta (e a de muitos portugueses) já tinha à data um saldo negativo...
Gostaria que divulgassem esta história e saber se alguém tem resposta para o seguinte:
1-Qual o critério para se aplicarem as multas de trânsito durante os dias da Feira de São de João em Évora? Os que estacionam em cima de passadeira são bloqueados mas todos os outros nem sequer levam multa? Existem outras situações?
2 - Se existem esses critérios porque não foram comunicados à população?
3 - E a Câmara Municipal o que tem a dizer sobre isto?
Obrigado pelo vosso tempo, mas para além da indignação que aqui deixo, é um aviso a todos os cidadãos que vêm à feira de São João.
Vitor Moreira - aqui

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337