Em reunião de 14 de junho
Câmara aprova atribuição de medalhas de Classe Ouro e Bronze
A Câmara Municipal de Évora aprovou, por unanimidade, na reunião pública do passado dia 14 de junho, a atribuição de Medalha de Mérito Municipal – Classe Ouro à Fundação Eugénio de Almeida (FEA) e Medalha de Mérito Municipal - Classe Bronze à Associação Teatro do Imaginário.
As duas instituições serão distinguidas na cerimónia de celebração do Dia da Cidade (29 de Junho), inserida na programação da Festas da Cidade – Feira de S. João.
A atribuição da medalha à FEA é justificada pelo seu contributo em intervenções nos domínios cultural, educativo, social e económico, visando o desenvolvimento humano pleno, integral e sustentável da região de Évora e pela qualidade da prestação de serviços proporcionada à população eborense, no seu 50º aniversário.
A Medalha de Mérito Municipal – Classe Bronze é atribuída pelo reconhecido contributo e intervenções nos domínios cultural, educativo, social e artístico da Associação Teatro do Imaginário, visando o desenvolvimento da população do concelho de Évora.
Câmara Saúda Aminata
A Câmara Municipal de Évora aprovou, igualmente por unanimidade, um voto de saudação proposto pela vereadora Cláudia Sousa Pereira ao Aminata – Évora Clube de Natação, que recentemente se sagrou Campeão Nacional de Pólo Aquático, nas categorias de Infantis e Juvenis.
No passado dia 02 de Junho, a formação eborense de juvenis masculinos sagrou-se campeã nacional, na fase final que decorreu, ao longo do fim-de-semana, na Piscina Municipal de Évora e os infantis foram à piscina do Fluvial Portuense arrecadar o mais importante troféu do escalão, vencendo todos os jogos disputados.
“Casa Mais” avança
Nesta reunião foi também aprovado, com seis votos a favor e a abstenção da vereadora Jesuína Pedreira (CDU), o Projeto de Regulamento Municipal de Apoio à Execução e Legalização de Obras “Casa Mais”. Com esta votação o “Casa Mais” segue agora para discussão pública e posterior envio para aprovação em Assembleia Municipal.
O “Casa Mais” pretende ser mais uma ferramenta de auxílio aos mais carenciados, designadamente os detentores do Cartão Évora Solidária e Cartão Social do Munícipe Idoso.
Quando entrar em funcionamento, o “Casa Mais” visa ajudar estes munícipes na realização de pequenas obras, reparações, com a edilidade a fornecer gratuitamente a mão-de-obra. O “Casa Mais”, que se insere no âmbito das preocupações sociais da edilidade, prevê ainda a intervenção dos técnicos da autarquia no processo de legalização de pequenas obras.
APPACDM explora quiosque do Jardim do Paraíso
A delegação de Évora da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) viu aprovada por unanimidade a proposta de cedência e exploração do Quiosque do Jardim do Paraíso, por um período de dois anos.
Como contrapartida para esta cedência a APPACDM fará a manutenção de todos os espaços verdes deste jardim, bem como das instalações sanitárias ali existentes.
Nesta reunião, foi ainda aprovada a autorização de colocação de meio aéreo e da Brigada da Força Especial de Bombeiros (FEB) “Canarinhos” no Aeródromo Municipal de Évora durante a época dos incêndios.
No período de antes da ordem do dia o Presidente da Câmara Municipal de Évora deu ainda a conhecer a decisão da edilidade em processar o pagamento dos subsídios de férias na íntegra aos funcionários e posteriormente deu a saber que uma jovem cidadã efetuou um donativo de 250 euros a favor do Canil Municipal. (nota de imprensa)