Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

Viagens de recreio e "coltura" na Praça do Giraldo

$
0
0


(...)         Todos os anos em Agosto, Portugal é invadido por “eventos” cantantes, gritantes, teatrais e outras artes gerais. Não se consegue descobrir porquê nem para quê, além do gesto generoso de autarquias e poder central em pagarem uns míseros dinheiros aos infelizes artistas (ajudando-os a sobreviver) que, assim, elevam vilas e cidades à fama das nuvens. Évora não escapa a este ambiente festivo de difusão cultural junto dos habitantes e forasteiros que, se não fosse esta urbe a patrocinar tais habilidades, não se sabe se alguma vez uns e outros abandonariam a sua paralisia intelectual no decorrer do Verão, derretendo e bocejando à sombra… quase a 40º!

            A cidade ensaia, portanto, todos os estios um can-can sazonal com os seus pés tardos, que tantos formigueiros esmagam no ano inteiro e, com um sorriso amante, dispõe-se a adormecer tarde, bem como a sofrer a força propulsora de bares e esplanadas em ruas mais estreitas que cinturas de bailarinas, caindo nos braços dos decibéis acima do tolerável, ralada de desejos fora de prazo, esgotada mas, quem sabe, talvez feliz por ver tanta alegria e… “coltura”, no País do défice permanente e da dívida externa galopante

            E os “eventos” interessantes sucedem-se, em palcos diversificados, coloridos, colocando a cidade de Évora no epicentro da “coltura” na Península Ibérica!… Passeando o seu talento cultural sob as arcadas da Praça de Giraldo, a urbe zanga-se se a não tomam a sério, partindo amuada, quando a brisa é tépida e a discussão demasiado maçadora, a fazer praia no Degebe, perdão… no Alqueva!

            Enfim, em cada Verão que passa proporcionamos viagens de recreio e “coltura” através da nossa miséria e, por preços de saldo, facilitamos aos aparatosos turistas que assistam à nossa intimidade cultural, com a barba por fazer e em chinelas de quarto! – Que vergonha, meus senhores e senhoras! 


Joaquim Palminha Silva (aqui)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337