Quantcast
Channel: A Cinco Tons
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337

LÁ FORA: Festival de Artes performativas nos espaços exteriores da Fundação Eugénio de Almeida começa hoje

$
0
0

Nos dias 13 e 14 de junho, os espaços exteriores da Fundação Eugénio de Almeida - Páteo de S. Miguel e Fórum Eugénio de Almeida - vão ser palco de um festival transdisciplinar de artes performativas. LÁ FORA traz a Évora cinco grandes espetáculos de dança, música e performance que convocam o público a celebrar um encontro com as artes e a sentir a criação performativa contemporânea.
A dança telúrica da Companhia Clara Andermattmarca o arranque do festival LÁ FORA, pelas 22h00, no Páteo de S. Miguel. Intitulada Fica no Singelo, a nova criação de Clara Andermatt é uma surpreendente performance que transporta o espetador entre o presente e o passado ao colocar o folclore português em estreito diálogo com a dança contemporânea. O projeto resulta de uma pesquisa sobre técnicas, materiais e funções associadas aos bailes populares e ao folclore, bem como a reflexão critica sobre conceitos-chave como a cultura popular e a cultura da arte, o ritual e o convencional, o rural e o urbano, o tradicional e o contemporâneo. Fica no Singeloé uma performance de “Costumes que exprimem a alma”.  Após a performance, os espetadores serão convidados a participar num baile no qual podem experimentar algumas das danças que inspiraram a peça.
No sábado, às 18h30m, no pátio de honra do Fórum Eugénio de Almeida, António Cabrita e São Castro apresentam Wasteland, um momento de dança autêntico e vibrante entre dois corpos que negoceiam uma relação. Wastelandcomeça por ser uma intervenção física de um corpo no outro e uma tomada de consciência dos dois corpos num mesmo espaço. Os bailarinos propuseram-se o desafio de descobrir onde o corpo criativo se torna parte do jogo do processo criativo. Encontraram um corpo que se tornou instrumento de expressão abstrata e um processo que se tornou num desdobramento poético do corpo.
Ao entardecer, pelas 19h30, nos jardins do Pátio de São Miguel, Filho da Mãe (Rui Carvalho) um dos mais conceituados guitarristas nacionais, apresenta o álbum Cabeça, um disco instrumental e acústico, considerado um dos melhores trabalhos discográficos de 2013.
À noite, no Pátio de São Miguel, dois notáveis concertos encerram o festival. Primeiro, ocasião para descobrir o mais recente trabalho do músico e intérprete Walter Benjamin,The Secret Life of Rosemary and Me, acompanhado por Nuno Lucas, no baixo, João Correia, na bateria e António Vasconcelos Dias, nas teclas, mas também Márcia, uma intérprete incontornável, que nos traz a sua voz quente e a magia das suas canções com Casulo, o seu novo álbum. Acompanham Márcia, Filipe Monteiro, nas guitarras e teclados, Rui Freire, na bateria, Manuel Dordio, nas guitarras e David Santos, no baixo.
O Festival LÁ FORA é uma produção da Fundação Eugénio de Almeida e O Espaço do Tempo, com a direção artística de Rui Horta.

Agenda:
13 de junho – 22h00 - Fica no Singelo– Companhia Andermatt – Páteo de S. Miguel
14 de junho – 18h45  - WASTELAND -António Cabrita e São Castro - Fórum Eugénio de Almeida
14 de junho – 19h30 – Rui Carvalho - Páteo de S. Miguel
14 de junho – 22h00 – Walter Benjamim - Páteo de S. Miguel
14 de junho – 23h10 – Márcia - Páteo de S. Miguel

Entrada:
Páteo de s. Miguel
3,00€/dia
5,00€ / dois dias

Fórum Eugénio de Almeida – entrada livre (nota de imprensa)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 2337